terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Saúde do Falo - Dicas sobre Saúde Masculina





Da mesma forma que devemos nos voltar para a sacralidade do Falo, temos também que levar nossa atenção para sua saúde. Infelizmente na nossa sociedade atual, poucos homens se preocupam com sua saúde! Graças aos deuses o Ministério da Saúde criou em seu portal uma página sobre Política Nacional de Saúde do Homem e mais o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde, investiu mais R$ 4 milhões na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no ano de 2010. O site não se volta apenas para a saúde do Falo, fala de uma maneira bem ampla sobre várias áreas que afetam o homem, que muitas vezes não só negligenciam a saúde de seu Falo, mas sua saúde como um todo. Pois infelizmente a maioria dos homens não tem o costume de ir ao médico com frequência, até mesmo por conta de machismo, e é resultado disso que a taxa de mortalidade dos homens é maior do que o das mulheres, que desde de pequenas aprendem a ir ao médico com, frequência. Quando a menina passa pela menarca, a mãe passa a leva-la ao ginecologista, e quando começa sua vida sexual, também o procura. Sem falar que faz o auto exame da mama, e anualmente faz exames preventivos.
Já o homem não! O pai não leva seu filho ao urologista quando ele entra na adolescência, pois nem ele vai ao médico, como vai levar o filho? O homem não procura um urologista quando inicia sua vida sexual, para se informar dos cuidados que deve ter com seu Falo. Só o procura (quando procura) só depois dos 45 anos para fazer o Exame de Próstata. Que é o terror de todos os machistas! O exame de toque retal, é de últimos casos, primeiro se fazem exames de sangue e urina e se for detectado alguma coisa errada aí sim é necessário o exame de toque retal. E não há problema nenhum nisso, pois um dedo de um médico não vai te tornar menos homem! Porém se você tem casos de câncer de próstata na família deve procurar um urologista apartir dos 40 anos.
Porém cada idade há problemas diferentes que podem ser resolvidos ou até mesmo evitados com consultas a um especialista. Por exemplo as crianças ser avaliadas por um urologista para verificar problemas relacionados à fimose, ao criptoquirdismo (o testículo que não desce da barriga para a bolsa escrotal), entre outros assuntos como má formação do genital.
Todo pré-adolescente deve visitar o urologista para avaliação genital. Essa consulta poderia diagnosticar problemas como tumores nos testículos, comum nessa faixa etária.
Ações básicas, podem nos ajudar a nos conhecer, conhecer nosso Falo e se prevenir de várias doenças.
Como:
- A cada 15 dias fazer um auto exame geral do órgão. Verificar o aparecimento de alguma verruga, bolhas, ferimentos, manchas, secreção branca, amarelada ou esverdeada no canal do pênis, procure imediatamente um urologista;
- Lave o pênis antes e logo depois de uma relação sexual, pois secreções podem provocar irritações e inflamações se permanecem no membro por muito tempo;
- Enxugue o pênis após urinar com papel higiênico, pois evita que restos de urina fiquem na pele e provoque inflamações;
- Auto-exame dos testículos ajuda na prevenção do câncer de testículo;
- Evite permanecer muito tempo com calças e cuecas excessivamente apertadas que levam a traumas contínuos na pele do escroto e nos testículos.
- A ingestão abundante de água (de seis a oito copos) ao longo do dia deve ser hábito na prevenção de cálculos renais.
- Não forçar o esvaziamento da bexiga, deixar com que esvazie naturalmente.

E como saber se alguam coisa está errada! O melhor é ter consultas ferquentes com seu Urologista, procure desenvolver esse hábito. Além das dicas acima que trata do Falo, temos que ter atenção também a nossa próstata, que por seu um órgão interno é mais difícil de ter um controle da sua saúde. Muitos nem sabe o que é e onde se localiza e pra que serve esse pequeno órgão masculino.
Então aulinha básica de anatomia!


A próstata está localizada abaixo da bexiga e á frente do reto, envolvendo a uretra (canal por onde a urina passa). A próstata é uma glândula do tamanho aproximadamente de uma noz, que produz o líquido que junto com os espermatozóides, produzidos nos testículos, forma o sêmem. A próstata, na infância, é um pequeno órgão que começa a crescer na puberdade atingindo 20g até o fim da adolescência. Na fase adulta continua crescendo, porém num ritmo menos acelerado. O problema surge quando o crescimento se dá em um ritmo fora do comum podendo atingir até 100g.
Além do câncer de próstata, há outras doenças que podem provocar distúrbios como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e Prostatite. O que complica é que a próstata não dói. Então fica difícil saber quando há uma complicação. Mas há alguns sinais que indicam quando algo não está bem.
Como:

- Jato urinário cada vez mais fraco;
- Dificuldade ou demora para iniciar micção;
- Necessidade frequente de urinar;
- Acordar à noite para urinar;
- Interrupção involuntária do jato urinário;
- Presença de sangue na urina;
- Dor ou sensação de queimação durante a micção;
- Urgência (sensação de que não pode segurar a urina);
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Apresentando qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um urologista.
É importante nos voltarmos para o sagrado, e não nos esquecer do nosso eu material, para que o sagrado flua bem, é necessário estarmos saudáveis fisicamente.
Macho Sagrado é Macho saudável!

Fontes:

Portal do Ministério da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1623

Sociedade Brasileira de Urologia: http://www.sbu.org.br/home/

Revista Acapa Edição 30 Fevereiro 2010 - Texto de Emerson Lisboa - Um dedo para a Vida (pgs 34 e 35)

Revista Acapa Edição 28 Dezembro 2009 - Texto de Paulo Basile - Sob a sombra da cueca (pgs 34 e 35)

Natan Brith

2 comentários:

  1. Muito bommmm... ajudar aos homens a entender q sua saude precisa de atenção, um papel de cidadão muito digno.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas, nnca imaginei q homem tb tinha q usar papel após ao urinar, ameiiiii, cuidados esenciais para a saude, vou passar as dicas adiante, bjssss

    ResponderExcluir